h1

Identificação segura, votação com leitor biométrico em 60 cidades

julho 10, 2010

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica.
A nova tecnologia já foi utilizada com sucesso nas eleições de 2008 e será usada nas eleições gerais de 2010 em 23 estados. A urna eletrônica com leitor biométrico foi testada em três municípios: Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC.
Para as eleições de 2010, 60 municípios participaram do recadastramento para identificação biométrica, totalizando mais de um milhão de eleitores que foram cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta.
Por meio desse sistema, o país terá não só a votação mais informatizada como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. Para se ter uma ideia do grau de segurança que será alcançado, basta lembrar que uma única digital pode ser utilizada para identificar uma pessoa.
No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, aquele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

O objetivo é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação.

Um comentário

  1. Muito bacana, nisto vemos que a tecnologia está sendo bem usada.



Deixe um comentário