h1

5 erros a serem evitados no Linkedin

junho 14, 2010

Pessoal, o Linkedin é uma otima rede social profisisonal, onde você consegue expecionais contatos, mas alguns cuidados devem ser tomados, abaixo segue um post do blog Itil na Prática, da IT WEB.

Assinatura “Sopa de Letrinhas” – Você já deve ter visto alguns profissionais que incorporam títulos conquistados em seus nomes. Por exemplo: Zezinho, PMP, ITIL, CISA, CISM, Black Belt…além de ser uma tremenda poluição visual, mesmo que tenha boas intenções você pode ser considerado um “mala”.

Que tal ser um pouco mais discreto? O Linkedin permite que você adicione suas especializações em seu perfil. Além disso, já existe um app chamado box.net que permite que você insira arquivos ao seu perfil. Inserir os seus certificados em PDF em uma pastinha discreta fica muito mais profissional.

Caçador de Recomendações – As recomedações são extremamente importantes aos olhos de recrutadores e possíveis parceiros de negócio. Nada como ganhar aquela recomendação de seu ex-gerente ou de um Cliente. Mas cuidado com os exageros, tenha sempre em mente que uma boa (e sincera) recomendação vale mais do que 30 recomendações estilo “Linha de produção”. É a mesma coisa que vender alfinete de plastico no leilão online só pra ter um número maior de qualificações positivas.
Cuidado com a auto-promoção – É sempre interessante anunciar uma nova conquista profissional, seja uma certificação, um novo emprego, etc, mas é importante ter bom senso nessas horas. Fazer da rede uma espécie de Twitter e comentar cada passo de sua vida profissional pode tornar a leitura de suas notas cansativas, e mais uma vez, você corre o risco de virar “o mala”. O Linkedin tem seções muito bem diferenciadas para que você divulgue uma novidade, uma atualização de seu perfil, uma nova discussão e até mesmo uma vaga de emprego. Utilize-as!!

Aqui se diz, aqui se paga – Cuidado com o que escreve por ai. Falar mal da ex-empresa ou de ex-colegas de trabalho pode ser uma atitude mal interpretada por qualquer pessoa de RH que estiver analisando o seu perfil em um processo seletivo. O que? Acha mesmo que as empresas de RH não digitam o seu nome no Google para saber o que você anda/andou aprontando pelo mundo virtual? Bem-vindo aos tempos modernos da total falta de privacidade!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: