h1

O novo índice de pesquisa do Google: Caffeine

junho 10, 2010

O Google anunciou esta semana a finalização de um novo sistema de índice de pesquisa chamado Caffeine. Comparado ao sistema anterior, o Caffeine oferece resultados 70% mais atualizados para as pesquisas na web. Segundo o Google não importa se é uma notícia ou uma postagem em um blog ou fórum, com o Caffeine você pode encontrar links para conteúdos relevantes após a publicação mais rápido do que nunca.

Como funciona ?
O antigo sistema de indexação do Google funcionava baseado em camadas. Isso quer dizer que alguns sites eram “visitados” pelas aranhas do Google antes do que os demais, tendo suas páginas indexadas mais rapidamente. Para atualizar uma dessas camadas no sistema antigo, era preciso fazer uma varredura completa em toda a internet.

Além de esse processo ser bastante custoso, “computacionalmente” falando, causa um delay bem grande entre quando a página foi inserida no site e quando ela estava disponível para o usuário através das buscas do Google.
O Caffeine trabalha de maneira diferente e deixa de lado a arquitetura em camadas. Ele consegue processar centenas de milhares de páginas em paralelo por segundo. O novo sistema do Google adiciona milhares de gigabytes de informações por dia. Para você ter uma ideia, seriam necessários cerca de 625 mil HDs de 160 GB para armazenar os dados indexados diariamente pelo Caffeine.
Tudo isso só foi possível devido ao processamento paralelo de informações, pois assim o Caffeine varre centenas de pequenas porções da internet ao mesmo tempo. Além de ser mecanicamente mais barato, o processo de indexação de bem mais rápido.
E você usuario o que achou desta novidade?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: