h1

Cibercrime

abril 18, 2010

Pessoal, estava lendo uma reportagem na ITWEB, sobre a apresentação em Sp do CEO e fundador da Kaspersky, Eugene Kaspersky, sobre Cibercrime, ele defende que o cibercrime atrai, pelo seguintes pontos :
* É lucrativo: “eles não falam com Gartner ou IDC, não divulgam os ganhos. Mas um cibercriminoso russo de 19 anos morreu em uma BMW 7”, ironiza. Outro exemplo foi o golpe de 229 milhões de libras aplicado a um banco inglês. “Talvez seja o maior roubo bancário, não conheço outro maior.”
* Além de lucro é fácil: “não tem contato físico com a vítima e trata-se de um software que não custa muito para desenvolver, comprar ou alugar.”
* Risco baixo: “pelo anonimato e atuação internacional. Pode ser feito em qualquer lugar e não há (ainda) uma ciberpolícia internacional.”

O que fazer para combater?

Depois de citar os motivos que atraem as pessoas para o cibercrime – até certo ponto, similares aos crimes convencionais -, Kaspersky apresentou algumas ações que, com certeza, ajudariam no combate:

* Interpol da internet: “é preciso uma polícia internacional forte, coordenada e de envolvimento dos países, mas isso leva tempo. A Interpol me informou que já há discussões para a criação de uma ciberpolícia. Isso pode acontecer, mas não neste ou no próximo ano.”
* Sistema operacional seguro: “é difícil de ser acertado, serve para mercados de nicho, como bancos e governo. Eles precisam ser seguros, mas sem perda de desempenho. A Apple tem sistema de segurança, mas são poucas. Já existem empresas desenvolvendo anti-vírus para iPhone e Android.”
* Redes Seguras: “(é possível) mas precisaria de regulamentação global e um passaporte de internet para que a ciberpolícia tenha mais ferramentas de ação.

Mas isso basta ? E algumas perguntas que estão sem respostas, quem (nação) que ficará no comando desta policia ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: