h1

Cloud Mouse: navegação em 3D na nuvem

março 20, 2010

Antecipe-se e conheça um dos projetos da poderosa Microsoft para a computação em nuvens

Desde que foi inventado, em 1964, o mouse mudou pouco. Da estrutura de madeira de quase 50 anos atrás, passamos pela “bolinha”, ótico, Scroll, wireless, darkfield e só. Ao contrário dos computadores, notebooks ou monitores, o mouse quase nunca é o protagonista e, por isso, evoluiu pouco em comparação ao resto do micro.

No entanto, a Microsoft lançou durante a TechFest 2010 um protótipo que promete revolucionar a forma como navegamos. Chamado de Cloud Mouse, pois finalmente a empresa percebeu que a computação em nuvens é o futuro (já era hora!).

O 3D é a bola da vez

Com o Cloud Mouse será possível navegar pelo computador ou internet como se estive em um grande túnel. Ao mover o mouse para determinados lugares, novos ângulos de visão de aplicativos, perfis em redes sociais, imagens e muito mais são possíveis, dando a impressão de que você está imerso na tela.

A Microsoft Research Asia e a Microsoft Research Cambridge (centros de pesquisa e inovação da empresa) apostam que a nuvem será um ambiente rico onde as experiências imersivas serão extremamente envolventes. Por isso, o projeto Cloud Computing: New Cloud-Computing Interaction (Computação em Nuvem: Nova Interação na Computação em Nuvem, em tradução livre) investe nesse conceito e aposta no desenvolvimento da tecnologia 3D para sair do papel.

Mas Como ?

No vídeo a seguir é possível ter uma ideia de como o Cloud Mouse vai funcionar. Apesar de ser demonstrado em um ambiente em 2D, você já deve ter percebido que os monitores, televisores e muitos outros equipamentos tendem a trazer o 3D para o nosso cotidiano. Por isso, é questão de tempo para que os ambientes em três dimensões populares se tornem populares.

Será este o futuro do nosso amigo mouse ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: