h1

Programação em par

setembro 6, 2009

A programação em par é um método onde duas pessoas (programadores) trabalham em um único teclado. Uma pessoa, “o motorista” (the driver) ou “executador”, digita enquanto a outra, “o observador” (the observer) ou “navegador” (navigator) revisa cada linha de código que for digitada, procurando por erros e pensando na aplicação como um todo.
Mas por que raios fazer isso?

Algumas vantagens que você pode esperar são: um código melhor (organização, menos erros e mais sólido), mais diversão, conhecimento compartilhado, melhor aproveitamento de tempo e mais produtividade.
O passo-a-passo

1. Comece com uma tarefa simples e razoável, deve ser algo que vocês se sintam capazes e aptos a resolver em até duas horas, no máximo.

2. Concordem com tarefa por vez, as coisas ficam mais claras quando você conversa com outra pessoa sobre um problema ou uma tarefa. Conversar te ajuda a se concentrar na tarefa/solução e duas cabeças pensam melhor que uma. Isso garante que os dois sempre compreendam o que está sendo feito.

3. Confie e ajude o seu parceiro:

* Quando você é o executador, complete as pequenas tarefas o mais rápido possível, não se preocupe com o projeto ou com problemas futuros, você deve “confiar no taco” do seu observador Ele é a sua rede de segurança.
* Quando você é o observador leia o código que está sendo escrito com atenção, a sua função é revisar tudo. Você deve prestar atenção total não deixando nada passar despercebido. Pense sobre os bugs, problemas futuros, formas de simplificar e/ou melhorar o código e a aplicação. Levante questões sobre erros ou códigos que você não entender assim que eles aparecerem. Aguarde até que as tarefas menores sejam concluídas antes de levantar questões sobre problemas e metas maiores do sistema. Anote as questões que precisam ser resolvidas depois e deixe que o executador preste atenção no que ele está fazendo.
* Quando você é o observador você deve pensar no projeto como um todo, não se preocupe em criar o código. Isso é tarefa do executador que deve se preocupar em alcançar a tarefa atual com o máximo de organização e coerência o possível… não apenas sair digitando o que o observador mandar.
* Quando você, observador, apontar a correção de um código, converse com seu executador e pergunte o que ele acha da mudança, mas não mande-o mudar, conversem sobre a mudança.

4. Converse muito! Diga o que você está pensando em fazer, peça sobre uma idéia de implementação ou uma forma melhor de resolver o problema, traga idéias alternativas, sugira nomes mais claros e lógicos para as variáveis e rotinas. Sugira formas de deixar o código mais simples e ouça muito, claro. Quando os dois entrarem em sincronia perceberão que estão falando sobre essas coisas quase que automaticamente.

5. Sincronize o tempo todo. Será muito comum você, com o passar dos minutos, se sentir perdido ou não acompanhar o que o seu parceiro está fazendo ou pensando. Parem e conversem sempre que isso acontecer, pergunte, queira saber onde ele está. Sempre que isso acontecer e você se sentir “perdido”, pare e sincronize.
Dicas

* Seja especialmente cordial. Quando um parceiro seu apontar um erro, agradeça. Quando for apontar um erro, seja gentil e evite ferir o ego do seu companheiro. Espere que o seu colega termine de digitar antes de apontar um erro, fazer isso no meio da linha vai deixar o seu colega irritado.
* O que torna um par bom ou ruim é a atenção e o respeito que se dá ao colega. Se o seu observador está falando algo sobre o seu código, não vá ver o seu e-mail ou minimizar a janela do MSN. E se o seu executador está concluindo algo, preste atenção total na tela e nas linhas que ele está criando… não coma uma batata frita ou veja TV. Vocês estão trabalhando juntos, dando o máximo de si, focando o máximo de atenção, no mesmo computador e no mesmo projeto.
* Aquele que sabe menos sobre a linguagem de programação/técnica que está sendo usada no sistema deve ser, normalmente, o executador pois se aprende mais com as mãos do que com os olhos.

*

Fonte: http://www.wikihow.com/Pair-Program

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: